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DIA DO CLIENTE – 5 AÇÕES PARA GERAR CAIXA E FIDELIZAR SEU CLIENTE

Com o objetivo de criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados e estreitar as relações entre comércio e os consumidores, em 2003 o empresário gaúcho João Carlos Rego instituiu o Dia do Cliente.

Oficializado em 15 de setembro de 2003 no Rio Grande do Sul, atualmente a data já é comemorada em 14 estados brasileiros e 167 municípios e é marcada por promoções especiais e descontos, também é promovida a distribuição de brindes e realização de sorteios, tudo com o intuito de agradecer e fidelizar os clientes.

CLIENTE – A ALMA DO NEGÓCIO

Apesar de ser óbvio, muitas empresas ainda não dão a devida importância ao cliente do seu negócio. A fórmula é muito simples: sem cliente não há venda, e sem vendas não há motivo para o seu negócio existir, certo?

Por esse motivo, usar o Dia do Cliente para mostrar para os seus consumidores o quanto você é grato pela existência e confiança dele no seu produto ou serviço, se torna imprescindível. Você deve aproveitar essa data não apenas para aumentar suas vendas, mas, principalmente para fidelizar seus clientes.

POR QUE INVESTIR EM AÇÕES NO DIA DO CLIENTE

Segundo uma pesquisa do Google com a Provokers, realizada em 2019, 77% dos consumidores que estão no ambiente on-line valorizam respostas da empresa e perguntas dos usuários e 75% considera importante o envio de descontos, promoções ou novidades. A pesquisa também apurou que 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas.

Além disso o Dia do Cliente tem se tornado a cada ano uma oportunidade para as empresas se comunicarem por meio de canais online, prova disso é o crescente interesse de buscas pelo assunto no Google. O site de pesquisas registrou o aumento durante os últimos três meses que antecederam o Dia do Cliente em 2019.

Um estudo batizado de “Dia do Cliente 2019”, realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, apontou que 43% dos consumidores pretendiam entrar na “onda” do Dia do Cliente e aproveitar os descontos da data. 37,3% considerou que ainda poderia ser convencido a comprar nesse período.

AÇÕES PARA O DIA DO CLIENTE – FIDELIZANDO E GERANDO CAIXA

Contra fatos não há argumentos não é mesmo? Então agora que você já conheceu sobre a origem da data, a importância dela para sua empresa e o porquê investir em ações no Dia do Cliente, vamos elencar 5 ações estratégicas para você aplicar no seu negócio tanto online como físico, alavancar suas vendas gerando caixa e fidelizando seus consumidores nesse Dia do Cliente. Confira:

AÇÃO 01 – FRETE GRÁTIS E OUTLET

Uma estratégia que nunca falha quando se trata de e-commerce é o bom e velho frete grátis. Quem não gosta de comprar online e ainda não pagar pelo envio dos produtos? Oferecer frete grátis se torna uma estratégia excelente para converter vendas e se diferenciar dos seus concorrentes. Além disso, é importante oferecer um “super outlet” com descontos que podem variar de 10 a 60%, como exemplo. Importante lembrar de ser sempre transparente em seus descontos e sempre faça todos os cálculos para não sair no prejuízo. O intuito desta ação para o dia do cliente é criar um “boom” nas vendas, trazendo tráfego para seu e-commerce, gerando caixa e o melhor, excelente oportunidade para “queimar” aquele estoque que ficou parado.

 

AÇÃO 02 – VOUCHER DE DESCONTO

Como vimos na primeira ação para o dia do cliente, frete grátis e descontos agressivos são uma excelente forma de conquistar novos clientes e presentear os que já consomem do seu negócio, incentivando as vendas.

Porém, além disso, é muito importante lembrarmos de surpreender esses clientes fiéis, aqueles que já consomem seus produtos em seu site durante o ano todo. Anota aí essa dica de ação para o dia do cliente, envie através de e-mail marketing, WhatsApp ou outro meio de contato, um voucher de desconto especial como forma de agradecer esse cliente pela confiança depositada nas demais compras efetuadas em seu e-commerce.

Quem não gosta de ser lembrado e de receber descontos? Eles com certeza se sentirão especiais e importantes para sua empresa. Você usará o gatilho mental da reciprocidade e ficará marcado na memória desses clientes. Não se esqueça de trabalhar bem o remarketing nessa ocasião.

AÇÃO 03 – PROMOVA AÇÕES PERSONALIZADAS E INTIMISTAS

Sabemos que o dia do cliente é especial e propício para aumentar suas vendas. Uma sugestão para as lojas físicas é fazer ações intimistas que estreitem ainda mais a relação do cliente com o seu negócio?

De que forma podemos alcançar esse objetivo? Usaremos como exemplo uma loja de roupas. Crie uma lista de clientes fiéis (use o seu banco de cadastros para isso) e envie um KIT personalizado para o endereço de cada uma com as novidades da coleção e um voucher de desconto especial para aquele cliente.

Desse modo ele pode experimentar no conforto da sua casa e escolher as peças que mais lhe agradarem. Se sentirá especial e tenha certeza que as chances desse cliente comprar mais do que costuma, são gigantescas. Lembre-se: a apresentação é tudo! Experimente escrever uma carta de agradecimento pela fidelidade e preferência desse cliente e envie junto algum mimo. O resultado dessa ação para o dia do cliente será excepcional, pode apostar!

AÇÃO 04 – VALE PRESENTE

Os vale presentes nunca saem de moda, usar essa estratégia como ação para o dia do cliente é tiro certo! Que tal distribuir alguns para seus clientes fiéis com descontos progressivos e com um convite para ir até sua loja dentro de um determinado período?

Garanto que com um convite especial assim, sendo lembrado com tanto carinho, dificilmente ele não consumirá nada, é uma ótima ação para fidelização!

AÇÃO 05 – SORTEIO DE BRINDES

Para os pequenos comércios locais, existem algumas ações para o dia do cliente que são infalíveis! Em seu dia, o cliente espera ser mimado, então não o desaponte! Mostre aos seus consumidores o quanto eles são especiais com pequenas ações.

Além dos descontos progressivos, balão premiado e sorteio de brindes são apenas algumas das opções válidas e que farão seu cliente se sentir muito especial.

Lembre-se de abusar da criatividade na hora de presenteá-lo!

Importante buscar sempre entender a real necessidade de seus clientes acima de tudo. Dessa forma, você sempre irá oferecer as melhores soluções, os melhores produtos, serviços e experiências. Empatia é o caminho. Faça o exercício de se colocar no lugar do cliente, veja com a ótica do consumidor, afinal, todos nós somos clientes em algum momento não é mesmo? Isso é regra pra vida, e não apenas para os negócios, trate-o da forma que você gostaria de ser tratado, aí não tem erro!

DICA EXTRA: UM BOM ATENDIMENTO PODE SER MELHOR DO QUE QUALQUER OUTRA AÇÃO

Seja presencial ou online, o atendimento ao cliente, é imprescindível em qualquer ocasião. No entanto, vale uma atenção especial no Dia do Cliente.

Certifique-se de que seus colaboradores estejam incentivados e dispostos a “mimar” o cliente em seu dia especial. Decore a loja para a ocasião, ou, caso seu negócio seja apenas com e-commerce, invista nas embalagens decoradas com pequenos bilhetes de agradecimento.

Estas pequenas ações irão fazer com o que o cliente se sinta valorizado, estreitando seu relacionamento com a marca.

Agora que você já sabe o que fazer, é só aplicar as ações para o dia do cliente em seu negócio e colher resultados incríveis!

Essas são apenas algumas ações possíveis, acompanhe nosso perfil no Instagram que postaremos no decorrer dessa semana mais ideias de ações paro o dia do cliente.

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