Em algum momento você já deve ter acessado um site através do seu smartphone e se deparado com uma página destorcida, com informações pela metade, desconfiguradas ou até mesmo com letras tão miúdas que é quase impossível de enxergar, certo? Isso significa que o site que você acessou não é um site responsivo. Em outras palavras, ele não foi projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sendo assim, destorce a informação quando acessada de um aparelho mobile.
Sabemos que vivemos em uma era onde praticamente todas as pessoas possuem acesso a um aparelho celular, conectados quase que o tempo todo, com a informação a um toque. Portanto, ter um site inteligentemente projetado para se adaptar em qualquer resolução, acaba se tornando indispensável para que seu usuário tenha uma experiência no mínimo confortável enquanto navega pela sua página na web.
Neste artigo vamos explicar o que é um site responsivo e porque ele se tornou tão importante nesta era digital que estamos vivendo, listando alguns dos benefícios que você terá ao adaptar o seu site para este formato.
O QUE É UM SITE RESPONSIVO?
A principal característica de um site responsivo é que ele é adaptável a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Um designer responsivo detecta qual a dimensão de cada dispositivo e através dessa identificação consegue determinar o quanto de espaço tem disponível e principalmente como esse espaço pode ser aproveitado da melhor forma.
O site responsivo é projetado de forma que ele ajuste automaticamente as dimensões das imagens, das fontes e todos os demais elementos da página impedindo assim que eles fiquem desproporcionais quando acessados de outros dispositivos que não um desktop.
Em resumo, o site responsivo é caracterizado por sua adaptabilidade. Um mesmo layout que é perfeitamente ajustável em qualquer resolução de forma que todos os elementos fiquem em harmonia, proporcionando assim uma experiência de leitura agradável ao usuário, independentemente do dispositivo que ele escolha acessar.
Uma pesquisa feita no Brasil em dez capitais pela WMcCann em parceria com o Instituto Ipsos e divulgada pelo site Blog Webop, mostrou que 41% dos entrevistados utilizam o celular para acessar a internet. Quase a metade das pessoas não necessariamente acessam a internet por meio de computadores, os chamados desktops. Com base nessas informações, é aconselhável que as empresas adaptem seus sites e lojas virtuais para que alcancem maior número de usuários, caso contrário, a chance desse usuário ir em busca do site concorrente por conta de uma má experiência é gigante.
PRINCIPAIS VANTAGENS DE TER UM SITE RESPONSIVO
Assegurar um bom posicionamento nas pesquisas do Google e melhorar a experiência dos usuários são alguns dos motivos que fazem o site responsivo ser indispensável para os resultados da sua empresa.
Hoje em dia a informação está ao alcance de todos, basta ter um celular com plano de dados ou uma rede wifi disponível que estamos conectados em um piscar de olhos. Levando em consideração toda essa facilidade de acesso a informação, devemos estar atentos e preocupados em levar a melhor experiência ao usuário e é nesse ponto que as vantagens de ter um site responsivo surgem.
A seguir pontuamos algumas das principais vantagens de tornar seu site responsivo:
Melhorar a experiência do usuário
Muito se fala hoje sobre experiência do usuário. As pessoas não estão mais em busca de um produto ou serviço apenas, elas buscam por experiência, algo que agregue a sua compra, que tenha um valor. Quando elas se deparam com um site desalinhado, com letras pequenas ou ainda que demorem para carregar, de cara já gera uma insatisfação e ela vai associar a sua marca a essa má experiência.
Focar na melhor experiência do usuário propicia resultados concretos. Se um usuário fica satisfeito com o seu site, com a sensação de ter passado por uma experiência positiva, as chances de ele decidir por adquirir um produto ou serviço da sua empresa são reais.
Acesso via mobile está crescendo
De acordo com dados do IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Entre os anos de 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular aqui no país aumentou de 97% para 98,1%.
Essa tendência de crescimento do acesso à internet via dispositivos móveis foi confirmada na pesquisa Digital 2020 Global Overview Report. Ela mostra que de todo o tráfego na internet global, 53,3% é feito via smartphones, com mais 2,7% feito por tablets, o que dá um total de 56% via dispositivos móveis, enquanto os laptops e desktops ficam com a parcela de 44% do acesso à internet global.
No total, já são 4,1 bilhões de usuários de internet mobile, e essa tendência de crescimento deve permanecer para os próximos anos com a evolução da velocidade de conexão.
Atender ao Mobile First Index
O Google favorece websites responsivos e, sobretudo quando a busca é feita via dispositivo móvel, dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico.
Em março de 2018 o Google anunciou que passou a priorizar a versão mobile de um site na hora de indexá-lo. A mudança chamada de Google Mobile First Index torna obrigatório o uso de um site responsivo a partir de então.
Portanto, ter um site responsivo não só colabora com que seu site apareça nos resultados de busca, mas passou a ser um item obrigatório para continuar gerando resultados organicamente.
Aumentar a velocidade da página
Uma das recomendações do Google PageSpeed Developers é que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel seja carregado em menos de 1 segundo. E o carregamento completo da página em menos de 2 segundos.
Na maioria dos casos, isso se torna inviável quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel. A velocidade de carregamento, além de ser um fator de rankeamento para o Google, também prejudica o usuário. Caso o site demore a carregar, há uma alta probabilidade de que o usuário feche a janela e procure o que precisa em outro lugar.
Um site responsivo já é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis, e por isso é carregado naturalmente mais rapidamente do que uma versão desktop.
Baixar a taxa de rejeição
Ter um site responsivo reduz o número de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma.
Esse item está relacionado à experiência do usuário, uma vez que, se ele não for bem recebido ao ingressar na sua página, as chances de ele encerrar a navegação e desistir são grandes.
É necessário tomar cuidado com essa taxa de rejeição, uma vez que, se ela estiver excessivamente alta, pode ser interpretada pelo Google como indício de que o conteúdo é irrelevante. E quando isso acontece, as chances de sua página perder posições é grande
Aumentar as vendas
Com a amplificação no volume de acessos à internet via dispositivos mobile, a quantidade de compras online feitas através desses dispositivos igualmente segue o mesmo movimento de crescimento.
Os números mostram uma tendência que está em pleno crescimento. Ter um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma maneira de ampliar as suas vendas, aumentando suas taxas de conclusão de compras. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e trazidas no portal E-Commerce Brasil mostra que 86% dos consumidores brasileiros conectados à internet realizaram ao menos uma compra em 2019, e desse total, 67% utilizaram o smartphone para finalizar a compra.
Aumentar a taxa de conversão de Leads
Bem como há aumento de vendas, há também a possibilidade de ampliar a conversão e gerar Leads por meio de dispositivos móveis.
Se você utiliza as redes sociais para promover seu produto ou serviço, é primordial que as páginas sejam responsivas.
O usuário poderá navegar nas redes pelo smartphone quando detectar seu link no feed de notícias. Caso ele decida clicar no link e encontrar uma página desajustada, a chance de ele não converter é muito maior do que ele abrir novamente o link no desktop.
Acessível por qualquer navegador
Os tempos em que alguns sites só abriam ou funcionavam bem em determinado navegador já passou. Necessitamos de acesso a tudo de forma rápida, sem nenhum impedimento.
Esse é mais um motivo fundamental para implementar um site responsivo. A adaptabilidade dessas páginas também acontece para os diferentes tipos de navegadores utilizados, permitindo o fácil acesso para cada usuário da maneira que eles preferirem navegar.
Agora que você já sabe a importância e as vantagens de implementar um site responsivo na sua empresa, que tal subir mais esse degrau com a gente? Contamos com profissionais altamente qualificados que estão esperando seu contato!