Assim como todas as pessoas, as empresas também possuem personalidade. Já parou para pensar? A personalidade de uma empresa não se resume apenas em sua Visão e Missão. Buscar a particularidade no posicionamento garante um diferencial competitivo.
Ter um posicionamento claro viabiliza uma aproximação da sua marca com seu público alvo, possibilita a criação de conteúdo mais assertivo e garante excelentes resultados.
A produção de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing que tem como objetivo atrair de forma voluntária clientes potenciais para sua empresa. A construção de um tom de voz para sua marca, tem um papel muito importante para a criação de conteúdo, pois através dele, é possível traduzir o seu posicionamento e os valores que acredita. Sendo assim, a marca consegue expressar de uma forma autêntica e criar uma conexão genuína com suas personas, através de todos os canais de atuação, como por exemplo, blog, site, redes sociais entre outros.
O tom de voz vai complementar a sua identidade visual, trazendo unidade e originalidade para sua marca.
Para você entender a importância de se ter um manual de tom de voz. Pense na seguinte situação: você vai terceirizar a criação de conteúdo da sua empresa, nesta ocasião o redator precisará “se passar” por você, já pensou olhar para o material e pensar “isso não tem nada a ver com a nossa marca, não somos assim”. Pois é, acredite, quando não se tem um manual de tom de voz definido, a chance de o resultado sair desta forma e você ter um retrabalho, o que é ainda pior, é gigantesca.
O manual do tom de voz nada mais é que um documento que vai nortear a produção de conteúdo da sua marca. Nele é importante conter alguns pontos essenciais como: tipo de escrita (se a pessoa gosta de escrever em primeira ou terceira pessoa é um exemplo); vocabulário (se é formal, coloquial, técnico, palavras mais usadas, forma de cumprimentar, entre outras); nível de agressividade ( se a pessoa tem o jeito de falar mais incisivo ou mais tranquilo); nuances extras (nesse ponto entra as particularidades da sua marca, que tipo de assunto gosta ou não gosta de comentar, etc).
É importante dizer também que para cada tipo de canal você pode ter um tom de voz diferente, que se adeque a cada persona. Sendo assim devemos identificar todos os canais que a empresa atua (rede social, site, vídeo, etc); listar todos os tipos de conteúdo produzido (foto pra post, texto pra blog, slide pra uma palestra, etc) e por último construir sua persona (como você identifica a persona da sua marca? Ex: Profissional, técnica, informal; com ela fala? que tipo de linguagem usa? Qual é o propósito dela?)
Além de enriquecer a experiência dos seus clientes, o manual do tom de voz vai possibilitar a eles conhecer sua empresa de forma mais ampla e quais os valores que a norteiam. Criando uma conexão entre marca e audiência você se torna autoridade e gera muito mais resultados.
Podemos te ajudar com isso! Bóra subir mais um degrau?