VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR EM GOOGLE ADS CERTO? MAS, VOCÊ SABE O QUE É?
Um sistema de links patrocinados que funciona como “Pagamento por clique”, conhecido como “Pay-Per Click”, o Google Ads tem feito muita diferença na publicidade de grandes empresas. Anunciar online tem sido uma das maneiras mais efetivas de levar tráfego para o seu site gerando resultados surpreendentes e o Google Ads é uma das melhores ferramentas para isso.
Por proporcionar direcionamento, segmentação e mensuração dos resultados das campanhas, o Google Ads pode ser seu aliado na criação de um bom anúncio que atinja seu público ideal.
Com a ferramenta é possível que o anunciante tenha controle do valor investido, configurando os investimentos por dia, mês ou até mesmo por toda a campanha.
O melhor de tudo é que a cobrança só feita quando o anúncio receber cliques,
COMO FUNCIONA O GOOGLE ADS?
Você já deve ter sido impactado alguma vez por um banner em algum site x de algo que você pesquisou recentemente no google certo? Os anúncios do Google podem ser exibidos de diversas maneiras. Isso acontece porque a ferramenta é múltipla, ou seja, engloba rede de pesquisa, rede de display e vídeo. Os anúncios podem ser veiculados como:
- resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave utilizadas pelos usuários;
- banners em sites específicos direcionados por você;
- banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
- banners em aplicativos;
- banners no YouTube;
- vídeos no YouTube.
Separamos algumas dicas de como montar sua campanha para que ela seja bem sucedida. Confira:
- Trace um objetivo
Não adianta iniciar uma campanha só com o pensamento “quero vender mais”. É preciso estabelecer uma quantidade, uma proporção, algo plausível para análise de desempenho.
É preciso também saber em quanto tempo esse “aumento de vendas” deve ser alcançado. Por exemplo, tenho um site que vende roupas femininas. Uma média de 300 visitas diárias e 2 vendas. Quero passar a 3000 visitas ao dia em 4 meses. Isso influencia diretamente no investimento financeiro a ser feito.
- Potencialize os benefícios dos seus produtos
Identifique precisamente o que seu produto ou serviço oferece e suas maiores qualidades. Para que as pessoas se interessem pela sua campanha, é preciso que ela seja muito objetiva e exponha o melhor do seu produto.
Em meu site de roupas femininas, por exemplo, não vou vender blusas e saias. Vendo moda, autoestima e conforto.
- Faça um estudo do público e crie um planejamento
Recolha o maior número possível de informações sobre a sua situação atual. Com o Google Analytics, você pode obter informações do tipo: quantas visitas tenho atualmente, de onde elas vem, quanto tempo ficam no site, pelo que mais procuram, por onde entram no meu site, quanto cada cliente gasta em média. Quanto mais dados recolher, melhor. Conheça seus clientes.
- Conheça os concorrentes
Seu site pode ser muito bom e seu produto de muita qualidade e, mesmo assim, não conseguir os clientes que queria. O problema pode ser a concorrência.
Recolha informações do tipo: quem são seus concorrentes no Google? o que, como e quando anunciam? onde se posicionam? os anúncios são sempre os mesmos ou mudam? onde levam os anúncios?
- Trace uma estratégia
Talvez, para alcançar seus objetivos, você não precise aparecer em primeiro lugar para todas as buscas, ou fazer uma campanha por muito tempo. Analisando todas as informações recolhidas, estabeleça a estratégia a ser seguida.
- Comece a campanha
Organize sua campanha por tópicos, cada produto ou serviço pode ser melhor explorado com uma campanha específica. Aproveite também os recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para mostrar uma propaganda para o público que realmente está interessado no seu produto.
- Não use palavras-chave duplicadas
O próprio Google desaconselha fazer campanhas diferentes focando na mesma keyword (palavra-chave). Isso apenas fará seus anúncios concorrerem entre si.
- Dê atenção aos detalhes
Trabalhar com um menor número de palavras-chave, porém mais específicas, darão mais resultado nas campanhas do que uma lista enorme e genérica de propagandas.
Coloque o termo no texto do seu anúncio. Coloque os aspectos exclusivos do seu produto/serviço no anúncio.
- Direcione seus anúncios para a página certa
Direcionar seus clientes apenas para a sua página inicial não é um bom negócio. Mandá-los para as páginas específicas dos produtos nos quais clicaram nos anúncios pode trazer uma taxa de conversão bem melhor.
Outra dica é unir uma campanha SEM a uma otimização do SEO de sua página pode melhorar muito os resultados.
- Acompanhe seu desempenho
Você estudou, recolheu informações, estabeleceu objetivos e montou suas campanhas. Ótimo. Só não esqueça de acompanhar e monitorar de perto o resultado de suas campanhas. Elas também o ajudarão a definir o melhor caminho a seguir.
NÃO PARE DE ESTUDAR E OTIMIZAR SUAS CAMPANHAS
Um dos aprendizados mais importantes, antes mesmo de começar a anunciar no Google, é conhecer bem todas as formas de anúncio que você pode fazer.
Conheça as regras e boas práticas que o Google Ads sugere e saiba que o sucesso da sua campanha depende de muitos testes e otimizações.
Vale lembrar que trabalhar bem a sua página de destino é até mesmo mais importante do que trabalhar bem o seu anúncio, pois é na sua página de destino que o usuário realizará as ações de conversão que você espera.
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